O litoral português está a desaparecer a um ritmo impressionante. A costa nacional sofre de sérios problemas provocados pela erosão e subida do nível das águas do mar, que são consequências do aquecimento global.
No dia 15 de Dezembro de 2006, o ministro do ambiente apresentou as prioridades para os próximos anos a respeito do ordenamento da orla costeira. Na memória estão as recentes imagens do avanço do mar na Costa da Caparica com a destruição de 16 metros de dunas.Algumas precisões alertam que nas próximas décadas a subida do nível do mar vai chegar a 1,40 metros. De norte a sul do país, há fenómenos de erosão que são a causa do desaparecimento de dunas, e a diminuição de praias que têm posto em perigo várias habitações.
No Algarve há várias zonas em risco como Vale do Lobo, Ria Formosa e a Ilha de Faro. Nestes locais o excesso de construcção e a acção do homem agrava aindas mais o problema. A percentagem de área de costa em risco atinge já os 67%.
O que nos leva a concluir que se não mudarmos os nossos actos e não alterarmos o futuro a costa de Portugal vai desaparecer e as praias também!
Sem comentários:
Enviar um comentário