Um grupo de alunos do 12º ano criou, no âmbito da disciplina de área de projecto, um projecto denominado de "Projecto Azul". O projecto visa alertar as pessoas para o facto que temos de "tratar bem" o nosso planeta, e que as nossas atitudes diárias têm um papel fundamental na conservação do mesmo.

O "Projecto Azul" vai também ser transmitido via rádio, na RÁDIO BARCELOS (91.9FM), para que possamos abranger um maior número de pessoas com a nossa iniciativa.

Empresas portuguesas lideram poluição europeia

Quatro empresas portuguesas comandam a lista negra da poluição directa e indirecta da água com outros tantos poluentes e duas aparecem no ranking de contaminantes dos recursos hídricos e do ar, indica o Registo Europeu de Emissões Poluentes (EPER) da Comissão Europeia, divulgado ontem.
Segundo o relatório, cujos dados se referem a 2001 com base em informações das autoridades nacionais e declarações das empresas, a companhia Lusosider (antiga Siderurgia Nacional), no Seixal, é a que mais compostos orgânicos descarrega directamente na água. Sozinha, responde por 36,7% das emissões produzidas pelo conjunto das sete empresas europeias que mencionaram este poluente.
Quanto às descargas indirectas nos recursos hídricos, só uma empresa aparece na lista, a ASA Indústria Têxtil, mas comanda destacadamente em dois poluentes - os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (63,2% do total causado por 19 instalações) e 37,4% do cloretos.

Ainda na Europa a 15 (e já contando com Hungria), Portugal, Grécia, Hungria, Noruega e Alemanha ocupam a quinta posição dos países com unidades mais poluentes. Esta lista é chefiada pela França, com 19, seguida do Reino Unido (13), Itália (12) e Espanha (11). Em último lugar está a Bélgica, com 2.
O EPER, lançado em Fevereiro pela Comissão Europeia e pela Agência Europeia do Ambiente, trata os dados relativos a 50 poluentes do ar e da água de determinadas empresas na Europa.
A Agência Europeia do Ambiente exortou os grandes poluidores a avaliarem o seu potencial poluidor, a melhorarem o seu desempenho ambiental e a verificar se respeitam a directiva sobre Prevenção e Controlo Integrado da Poluição. Datada de 1996, esta visa combater a contaminação por via industrial e agrícola.
A Comissão decidiu alargar o âmbito do EPER que, a partir de 2009, será transformado em Registo Europeu de Descargas e Transferência de poluentes. Além das emissões para a água e para o ar, serão tratadas as descargas no solo e alargado para 90 o conjunto de poluentes e para 65 as actividades industriais abrangidas. Vai compilar os dados de poluição de certas fontes difusas como o tráfego rodoviário, os aviões, os transportes marítimos e a agricultura.

1 – O que mais te chamou á atenção no texto?

2 – Quais serão os principais motivos para a poluição?

3 – O que achas que deveria ser feito para melhorar os índices de poluição em Portugal e no mundo?

Sem comentários: