Um grupo de alunos do 12º ano criou, no âmbito da disciplina de área de projecto, um projecto denominado de "Projecto Azul". O projecto visa alertar as pessoas para o facto que temos de "tratar bem" o nosso planeta, e que as nossas atitudes diárias têm um papel fundamental na conservação do mesmo.

O "Projecto Azul" vai também ser transmitido via rádio, na RÁDIO BARCELOS (91.9FM), para que possamos abranger um maior número de pessoas com a nossa iniciativa.

Sabia que?

10% Do lixo para reciclagem

Quase 10% do lixo produzido, no ano passado, na Área Metropolitana do Porto teve como destino a reciclagem. Ou seja, das 496 168 toneladas de resíduos recolhidas, 48 601 tiveram aproveitamento na sequência da deposição em ecopontos, ecocentros e zonas de recolha selectiva porta-a-porta. A percentagem (9,88%) subiu em relação a 2004, ano em que se registou um índice de 8,93% de materiais reciclados.·
Os números, que revelam um crescimento de 11,4%, foram ontem apresentados pela Lipor, Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto. Uma "meta muito boa", segundo Macedo Vieira, presidente do Conselho de Administração da empresa, que destacou a crescente sensibilização dos cidadãos para a separação dos resíduos sólidos urbanos. A ambição é atingir a fasquia dos 12,5% no próximo ano e chegar aos 25% em 2011, tornando dessa forma a Lipor "líder no país em reciclagem".

Ambiente: Reciclagem de embalagens aumentou 26 por cento em 2007

Lisboa, 02 Fev. (Lusa) – A Sociedade Ponto Verde recebeu no ano passado 464 mil toneladas de embalagens para reciclagem, mais 26 por cento do que em 2006, anunciou hoje a empresa.

A grande maioria das embalagens enviadas para reciclagem, da ordem das 288 mil toneladas, foi separada em casa dos portugueses e depois encaminhadas para tratamento pela entidade responsável pela gestão das embalagens em Portugal, a Ponto Verde.

O papel cartão voltou a ser a embalagem mais separada (217 mil toneladas), seguida pelo vidro (151 mil) e pelo metal (35 mil), plástico (33 mil) e madeira (27 mil).

Segundo a Sociedade Ponto Verde, as embalagens retomadas em 2007 representaram 45,7 por cento do que lhe é declarado pelos embaladores (que pagam para a reciclagem dos seus produtos), um crescimento de cinco pontos percentuais face ao ano anterior.

O sistema Ponto Verde abrange actualmente 99,7 por cento da população portuguesa, 99,3 por cento do território nacional e 97,4 por cento dos concelhos, segundo dados da Ponto verde.

Algumas questões para reflectir:

1 – O que mais te chamou á atenção no texto?

2 – Quais serão os motivos para o aumento da reciclagem?

3 – O que achas que deveríamos fazer para que a reciclagem aumente ainda mais?

Sem comentários: